Restaurante Embaixo do Céu

Hokkaido “o Grupo da Montanha” e a contribuição de chefs à comunidade   “Restaurant under the Sky” (restaurante embaixo do céu) é um filme que se passa na cidade de Setana, em Hokkaido, no Japão. Uma história sobre pessoas que vivem focadas em comida e na natureza. Dirigido por Yoshihiro Fukagawa, também conhecido por ser… View Article

Hokkaido “o Grupo da Montanha” e a contribuição de chefs à comunidade

 

“Restaurant under the Sky” (restaurante embaixo do céu) é um filme que se passa na cidade de Setana, em Hokkaido, no Japão. Uma história sobre pessoas que vivem focadas em comida e na natureza. Dirigido por Yoshihiro Fukagawa, também conhecido por ser diretor de “Jornada sob o sol da meia-noite” e “In his Chart”, o filme é estrelado por muitos atores famosos, como Yo Oizumi. Este filme, de fato, é uma história verdadeira sobre um grupo de agricultores que se chamava “o grupo da montanha”, e que praticam a Agricultura Natural proposta pela Shumei e também a agricultura orgânica na cidade de Setana.

Tudo remonta ao outono de 2008, quando Kazuhito Togashi recebeu uma ligação. Era de um funcionário do governo de Hokkaido dizendo: “Queremos promover o modelo de projeto rural do MAFF (Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas no Japão) e procuramos agricultores trabalhando para revitalizar sua cidade. Você seria capaz de cooperar nesta promoção?”

Kazuhito era um agricultor especializado no cultivo de soja, colza e arroz usando o método da Agricultura Natural da Shumei. Ele imediatamente se interessou por este projeto e chamou quatro de seus amigos agricultores na cidade de Setana. Os cinco se reuniram e discutiram o que poderiam fazer pela comunidade. Embora seus produtos fossem diferentes, todos concordaram com uma intenção: “Trazer saúde para a população local através de produtos naturais/orgânicos”. Tudo começou tão suave e naturalmente. Eles se nomearam “o grupo da montanha”, já que o povo de Setana chamou os pescadores “o povo do mar” e os agricultores “o povo da montanha”. Eles também fizeram um lema. “Só é um sucesso quando você retribui à comunidade”. Não se force demais as coisas, se ajude e aproveite o que você confia.

Os membros do “grupo da montanha” têm, cada um, histórias diferentes de vida e produzindo verduras na agricultura, para a pequena cidade de Setana. Harumitsu Sogai da Sogai Farm é um ex-profissional de snowboard. Ele deixou sua profissão para assumir o negócio da família. No momento, ele cultiva mais de 300 tipos de verduras, como tomate e aspargo, através da Agricultura Natural. Hiroshi Fukunaga, que administra o “Farm Blessed Wind”, cria porcos da raça Berkshire sem aditivos, produz salsichas, presunto e bacon. O Kengo Murakami, da Fazenda Murakami, tem vacas leiteiras que vivem soltas no pasto e comem pasto sem insumos químicos, e produz queijo orgânico. Yoshimori Oguchi, do Rancho Yoshimori, trabalha principalmente com arroz, tomate, soja e cordeiro, usando o método da Agricultura Natural.

A primeira oportunidade deles ocorreu em abril de 2009. Eles participaram do Encontro Acadêmico de Culinária Mundial em Hakodate. No evento, chefs de todo o mundo participam para cozinhar usando os ingredientes locais de Hokkaido. O grupo da montanha apresentou seu queijo, tofu e carne de porco processada. Todos os chefs profissionais ficaram surpresos com a qualidade dos seus produtos. Eles mencionaram: “O sabor dos ingredientes em si é tão rico e incrível”. Isso se tornou um grande avanço para eles. Chefs e donos de restaurantes de muitos lugares começaram a visitar suas fazendas.

À medida que ganhavam confiança no que fazem, ingressaram nos mercados dos agricultores locais, nos grandes mercados da cidade de Sapporo e muito mais. Eles conseguiram crescer comunicando sua filosofia e, finalmente, conseguiram ter seus produtos no mercado “drive-in” de Setana e até nos “pop-ups” das lojas de departamento de Tóquio.

Então, em junho de 2011, eles abriram seu primeiro “restaurante embaixo do céu”. Eles convidaram um chef francês de Hakodate em Hokkaido para cozinhar com as carnes de suínos tipo Berkshire de Hiroshi, ouriço-do-mar local e produtos de outros membros do “grupo da montanha”. O prato principal era de 5.000 ienes (aproximadamente US $ 50) e 21 convidados se juntaram. Como resultado, o evento ficou tão conhecido que uma produtora realmente fez um filme mencionado no começo dessa estória.

Como esse restaurante de sucesso começou? Assim como o nome do grupo, isso também ocorreu naturalmente. Como chefs e donos de restaurantes começaram a visitar suas fazendas regularmente, começaram a formar um vínculo. Após o término da excursão ou das inspeções, todos se reuniam para cozinhar usando os produtos locais para uma degustação. Apenas ficou maior a partir daí. Um chef italiano nos preparou pratos incríveis e depois um chef francês o seguiu. Tudo o que os chefs criaram estava fora deste mundo e nada que os membros do grupo da montanha já haviam experimentado. Kazuhito pensou: “Todos os chefs aqui são de primeira classe. Nós não poderíamos apenas guardar isso para nós mesmos. Eu realmente queria abrir um restaurante, mas ninguém estava em condições de administrar esse lugar. Então, decidimos fazer um restaurante único, e foi assim que o “restaurante embaixo so céu” se iniciou”.

Os convidados do restaurante foram levados em uma excursão de 2 horas em um ônibus pela fazenda. Depois, a refeição do prato principal foi servida aos convidados em suas mesas no campo aberto. Todos os pratos apresentados aos convidados usavam ingredientes que acabavam de ver no passeio. Os chefs prepararam belos pratos que quase pareciam peças de arte. O sabor era tão delicioso que algumas pessoas tiveram lágrimas de alegria. Além disso, os membros do grupo da montanha trabalharam como servidores durante a refeição. A grande coisa sobre isso foi que os convidados foram capazes de fazer qualquer pergunta que eles tinham sobre a comida. Para os membros do grupo da montanha, não havia lugar melhor para ouvir as opiniões e perguntas dos clientes sobre alimentos e produtos que eles estavam criando. Por isso, eles queriam fazer isso sozinhos, sem terceiros. Afinal, valia a pena aprender servindo noções básicas e até vinhos servidos por eles mesmos. O tempo era verdadeiramente como o paraíso na Terra. Houve muitas conversas sobre a comida e, depois de algumas vezes, bandas ao vivo se juntaram para melhorar ainda mais.

 

Na cidade de Setana, o grupo montanhoso começou a ganhar atenção como jovens agricultores que estão tentando algo novo e surpreendente. As pessoas que antes não estavam muito interessadas, passaram a entender o que era a proposta “do grupo da montanha” e, eventualmente, cooperam com eles e suas atividades. A própria cidade agora leva mais a sério as questões ambientais das comidas e entende o que significa viver com a natureza.

O “Restaurante Embaixo do Ceu” ainda continua. O que é comida? O que é a vida? O que significa viver com a natureza? Eles continuam fazendo essas perguntas através de suas atividades. Esse sentimento que você não pode ter na vida cotidiana, o restaurante oferece comida e pratos. O céu ainda continua, e o grupo da montanha ainda se lembra de enfatizar a convivência com a vida e a beleza dela, e o mais importante, de ter o tempo de suas vidas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA