Elizabeth Protacio De Castro

Ph.D. Professora de Psicologia na Universidade das Filipinas, Filipinas

Elizabeth P. De Castro (Beth) é professora aposentada de Psicologia na Universidade das Filipinas, onde tem se dedicado ativamente ao ensino (Psicologia Comunitária e Eco-Psicologia, entre outros) e à pesquisa em várias questões de direitos da criança e proteção ambiental, para citar algumas. Atualmente ela também é diretora do Centro de Apoio Psicosocial e Centro dos Direitos das Criancas (PSTCRRC), uma ONG que faz treinamento, pesquisa e publicação sobre várias questões de proteção à criança. Ela também é consultora da UNICEF e de outras organizações não-governamentais internacionais para vários projetos relacionados com crianças e saúde mental, além de apoio psico-social em situações de emergência.

Ela juntou-se à Shumei, Filipinas, em 2011 e atualmente é sua secretária corporativa. Junto com seu marido, Tony, ela também trabalhou na Eco Village em Iba, Zambales, onde foi especialista em educação comunitária para a Comunidade de Reassentamento Aeta da Fundação ABS CBN.  Ela também é considerada uma das pioneiras do movimento de agricultura orgânica nas Filipinas, sendo ela ex-membro do Conselho da Associação de Produtores e Comércio Orgânico (OPTA) e uma das convocadoras da Rede Dia da Terra nas Filipinas.

Atualmente ela trabalha na Fazenda de Agricultura Natural Shumei, em Tanay, Rizal. Ela projetou e implementou vários programas de conscientização ambiental, supervisionou e organizou visitas educacionais/agrícolas e conduziu vários treinamentos/workshops sobre agricultura sustentável e projetos de subsistência para os povos indígenas (Dumagats) na Serra Madre.

Beth é uma defensora convicta e influenciadora da proteção ambiental e da conservação da biodiversidade. Ela tem sido uma palestrante e interessada em vários fóruns ambientais sobre temas como psicologia indígena, eco-psicologia, agricultura sustentável, alimentos saudáveis, vida saudável e estilos de vida saudáveis.